14 de outubro de 2013

Porque é tão importante brincar com o meu filho? Ele brinca lá na escola!

 
 
 

Será que o papel de educar as crianças é apenas da Família? Ou será também da Escola? Qual será a que tem maior responsabilidade na educação das crianças da nossa sociedade?
É importante ambas se complementarem, só assim as nossas crianças constroem o seu "Eu" em pleno, representando a nossa sociedade de amanhã.
Ambas as entidades, têm a responsabilidade em oferecer liberdade a cada uma delas, para poder vivenciar, experimentar, refletir, explorar, errar, para se formarem Seres expressivos, seguros, ativos e curiosos.
"(...) a Família, a Escola e as relações que aí são travadas, são lugares onde as crianças (...) têm necessidade de ser acompanhados na construção do seu Eu e na busca de sentido para a sua experiência existencial." (João Bucho, 2011, p.30) 
E é com isto que pretendo sensibilizá-lo a si, se é mãe ou pai de uma criança, tal como eu, a não pensar que é na creche, no jardim-de-infância ou na escola, que o seu filho tem o dever de aprender e experimentar, mas sim também em casa, junto da família.
Acredite, não é assim tão difícil proporcionar momentos de qualidade com os mais pequenos...


Cabe-nos a nós pais, cativar os nossos filhos para explorarem diferentes materiais para se tornarem seres criativos e exploradores, com curiosidade em aprender e descobrir, tornando-se seres mais ativos e sociáveis. É através do brincar em qualidade e das interações familiares que permite a criança desenvolver e crescer em pleno. Aproveitem para incutir no vosso seio familiar momentos para mais tarde recordar e não pensar que podia ter feito muito mais...


 A interacção entre pais e filhos é preciosa, cada minuto desse tempo é insubstituível, pois não volta atrás.

(Clariston Lima)


Ainda hoje uma sugestão divertida para criar serões mais divertidos, familiares e de aprendizagem!!
Fiquem atentos!!









Sem comentários:

Enviar um comentário