11 de outubro de 2013

Aprender a Brincar!!

Quem desvaloriza totalmente a brincadeira, pensando que esta não traz benefícios para as crianças, está completamente errado!

A brincadeira é muito importante para o desenvolvimento das crianças! É necessário que esta seja estruturada, pois atirar apenas brinquedos ao ar, por si só, não será uma brincadeira de grande aprendizagem!

No entanto, é importante que não deem apenas brinquedos para as mãos das crianças para elas ficarem "entretidas", não lhes dando a atenção que elas realmente precisam! Os pequenotes precisam de brincar com outras pessoas, quer com outras crianças, quer com a própria família, nomeadamente, os pais! Estes têm um papel importante na forma como as crianças aprendem a desenvolver uma brincadeira!
Sabia que através de uma brincadeira pode incutir regras, valores, amor e muita atenção, ao seu filhote! E melhor! De uma forma dinâmica, sendo esta uma forma mais fácil de transmitir uma mensagem e ser aceite pelas crianças!
Por isso, toca a brincar com os filhotes aí em casa!!

Primeira sugestão quality time... O que os bebés têm a aprender!

 - Desenvolve o sentido do tato ( os cubos têm diferentes texturas e o contato com as mesmas é muito positivo- veja as reações na exploração de cada uma)
- Desenvolve o sentido do paladar (é normal os bebés levarem os objetos à boca e deixe! Faz parte do processo de desenvolvimento das crianças. Eles quando observam um objeto, precisam sempre de o "provar"! Tem de ter o cuidado que sejam sempre é objetos grandes!)
- Desenvolve o sentido da visão (Observar com toda a atenção os objetos, nomeadamente, as cores! Tudo isto exige que o olhar se foque em determinado objeto, que é muito importante os bebés conseguirem focar o olhar, corrigindo assim, possíveis estrabismos, que são normais nos primeiros meses de vida; observar o reflexo da sua imagem e de outros objetos refletidas nos espelhos)
- Desenvolve o sentido da audição (virar a cabeça atrás do som que poderá fazer com os cubos; ouvir a sua voz a falar para ele)
- Capacidade de interação com os familiares (responder aos diferentes estímulos que está a ser sujeito)
- Promove a capacidade de se expressar (rir, chorar, palrar, apontar, levantar a mão)
- Desenvolve a motricidade fina (  agarrar os objetos)
- Motricidade grossa (deslocar-se para ir buscar um objeto)
- Desenvolvimento óculo-manual (colocar a peça sem cima da outra)

Segunda sugestão quality time... Uma hora do banho divertida! Vantagens...
- Um momento da rotina mais apelativa para as crianças
- Desenvolve a criatividade e imaginação (criar os desenhos)
- Valorização pessoal nas suas criações, sentindo-se confiante em realizar grafismos (desenhos)
- Motricidade fina - (agarrar no lápis e fazer os rabiscos/desenhos)
- Enriquece a relação familiar - (Brincar com os pais fazendo um desenho para eles e este ser retribuído; brincar e divertir-se com os familiares!)
- Quebrar a monotonia da rotina - (trocar mensagens, deixar um desenho para qualquer membro da família)

Terceira sugestão quality time... Flocos Mágicos! O que desenvolve...

Capacidade de criatividade e imaginação das crianças
- Contato com diferentes texturas
- Valorização pessoal em manusear material artístico (muitas vezes os adultos transmitem os receios em manusear este tipo de material, com "não tenho jeito nenhum para isto!" (quantas vezes já disse?!)
- Imaginação para criar uma história
- Linguagem (narração da história)
- Memorização (recontar uma história)
- Capacidade de concentração na construção das personagens que quiser criar e a observar os pais a explorarem os materiais
- Contato com diferentes técnicas artísticas!


Esperemos que não hesitem em explorar as diferentes sugestões. Todas trazem benefícios muito positivos para o desenvolvimento dos vossos filhotes e para a relação familiar!

Podem ver ainda os produtos "A nossa lojinha" e vejam como encomendar em "Para encomendar"!

Novas sugestões, curiosidades, temas... irão aparecer no nosso blog!

Fiquem atentos!




                                                                      
                              



Sem comentários:

Enviar um comentário