9 de outubro de 2013

O bicho papão das birras!!

Quando os pais ouvem a palavra "birras", ficam logo muito nervosos e relembram-se sempre da pior birra que o seu filho já fez! certo?!

Mas infelizmente, nós pais, temos de nos conformar com essa forma dos mais pequenos se expressarem quando estão irritados! No entanto, há formas de evitar que sejam sistemáticas e que comecem a desaparecer com o tempo! 

Normalmente é por volta dos 18 meses/24 meses que as crianças atravessam mais a fase das birras. É quando começam a ser mais intolerantes ao não! (Dependendo sempre de criança para criança).

As birras fazem parte do crescimento das crianças. É a forma que elas têm para lutarem por aquilo que tanto querem! E quanto mais cedermos às birras, estas vão tornando-se cada vez maiores!!

No entanto, é possível acalmar este comportamento nos nossos filhotes!Cabe a nós pais, ajudar os mais pequenotes a aceitarem melhor o não! E como?

Aqui ficam algumas dicas...
 Dicas quality time...

Tudo começa com todo o processo educativo que transmitimos aos pequenotes lá de casa!
  • É importante estabelecer regras/limites e cumpri-las. Quando definir os limites em casa é importante que a criança as conheça e perceba que as cumpre sempre, sem ceder, mesmo nos momentos mais difíceis. No entanto, pode sempre ajustar as regras, falando sempre com o mais pequenotes para perceberem que as regras mudaram e qual o motivo!
  • Nunca pense que o seu filho é muito pequenino e não vai compreender ainda o que pode e não pode fazer! Desde muito cedo que eles percebem tudo! Nomeadamente a partir dos 12 meses!
  • Ame e ame muito o seu filho! Diga-lhe que o ama, fale com ele, brinque com ele, explique-lhe as coisas e tenha paciência, para responder a todos os "porquês!" 
  • Acima de tudo, respeite o seu filho! Ouça-o com toda a atenção que ele merece!
A chave para tudo resultar... 
  • O papel da mãe e do pai tem de ser igual. Tem de haver coerência nas regras/limites, havendo sintonia no comportamento de ambos! "Um não manda mais que o outro". Se não for assim, os pequenos percebem e vão sentir-se instáveis o que poderá desencadear a birra.
  • Estipule uma rotina para o seu filho. A rotina permite a criança a sentir-se mais segura, garantindo a estabilidade psicológica e emocional da criança. No entanto, esta pode e deve de ser flexível, adaptando-a nas diferentes situações!
  • Se tiver mais do que um filhote, é importante adaptar as regras/limites a cada um deles. As crianças não são de todo iguais e é importante respeitar as características de cada um!
  • Reforce positivamente o seu filho, sempre que respeite o que foi decidido em família. Só o irá motivar a cumprir cada vez mais!
  • Dê a conhecer as consequências aos seus filhos quando não cumprirem o estipulado em família.
  • Fundamental: Saber dizer não!! A criança tem de perceber que não pode fazer tudo quanto quer! É importante ela perceber o "não"!
Alguns testemunhos de crianças que demonstram como o nosso comportamento os influência... Para refletir!!


Há muitas diferenças. Na casa da mãe, depois dos TPC, podemos fazer o que nos apetece. Na casa do pai temos que estudar mais e fazer muitas tarefas. Preferia que as regras fossem iguais, até para eu não me esquecer quando mudo de uma casa para outra”
Eduardo, 8 anos 

 

A minha mãe manda mais e quando ela não deixa fazer umas coisas o meu pai diz o mesmo. Eles mandam e eu obedeço.
Shakira, 5 anos
(In: Pais e Filhos; Nº 219; Abril 2009; Acabar com os desentendimentos; Gabriela Oliveira; pág.74 )

Nunca se esqueçam pais, que podemos ser firmes, seguros e coerentes, e Amar  sempre os nossos filhos!
Não existem receitas, mas não há nada melhor que experimentar algumas das dicas e sugestões!
Esperemos que vos ajude! 
 
Cá em casa resulta, apesar da persistência da estrelinha!!  


Sem comentários:

Enviar um comentário