8 de outubro de 2013

"Pais à beira de um ataque de nervos... dicas e sugestões para não desesperar!!":

Todos somos pais e por vezes existem momentos que os nossos filhotes fazem aquelas birras que ficamos sem saber be
m o que fazer e por ficarmos também tão enervados com a situação, acabamos por não conseguir agir da melhor forma!...Quem é mãe ou pai sabe bem que não é fácil superar sem desesperar! Certo?!




Birra - quando a criança quer fazer algo ou quer algo que não o deixam fazer!


Dicas quality time...


  • O seu filho começa a fazer a birra e você começa a ficar desconfortável!

  • Ele continua com a birra e você GRITA para ele se calar!

  • Não resulta! Ele continua, com mais força a fazer a birra!

  • E você como já está cansado, só quer que ele pare e acaba por ceder, certo?!

Pois faz mal!!

Sugestões quality time...

Ser pai e mãe não é uma tarefa fácil! Muito menos nos momentos que os mais pequenotes querem testar os nossos limites! E pelo cansaço, muitas das vezes acabam por vencer! Não se sinta sozinho! Acontece a todos!!
Quando o seu filhote decidir fazer uma birra, use algumas destas sugestões...
  • Quando ele começar a fazer a birra tente não dar importância, ignorando o que está a acontecer. Vai ver que ele vai acabar por desistir por não ter  atenção que desejava!
  • Brinque com a situação! Quando ele começar a fazer a birra, distraia-o com uma canção ou uma brincadeira que ele goste. Vai acabar por se esquecer da birra!
  • Por vezes as crianças quando estão muito tristes e irritadas, precisam de tempo! Dê esse tempo para ele se acalmar para depois o confortar!
  • Confronte , o seu filho mostrando-se firme e seguro de si, mas de uma forma calma. Por vezes, basta uma mudança no olhar que eles percebem que já chega!
  • Ajude-o a acalmar-se, conversando e dialogando com ele. A perceber o porquê de não ser possível dar o que ele pretendia!
  • Quando ele se acalmar, é importante conversar com o seu filho para perceber o porquê de estar tão zangado!
Eu sou educadora, mas também sou mãe! Sei que não é fácil mantermos a calma quando os nossos filhos estão a pôr à prova os nossos limites. E também sei que nem todas as estratégias poderão resultar, mas algumas podem resultar! Por isso, não perde nada em experimentar! 
O importante deste post é perceber que a regra principal é manter a calma, pois todas as nossas emoções vão fomentar ainda mais o comportamento agitado dos nossos filhos! Logo se ficarmos calmos, também vamos conseguir transmitir essa calma. Esta é fundamental para que eles desistam da birra!
 No entanto, as birras fazem parte do desenvolvimento e crescimento das crianças! 
 

Educar requer autoridade e compreensão. É necessária paciência e perseverança. E também autocontrolo. Se queremos educar os nossos filhos a controlar as suas emoções, devemos começar por aprender a controlar as nossas. Repreender com firmeza não é incompatível com fazê-lo com toda a calma.
(Ballenato,2008, p.107)
Quality time não tem o objetivo de o julgar, mas sim de o ajudar! Nem sempre conseguimos manter a tranquilidade que deveríamos, mas o mais importante é tentar melhorar todos os dias!

*Perfeito, perfeito seria evitar que os mais pequenotes fizessem birras! Não acham?!
Próximo post quality time - dicas/sugestões para evitar as birras!

Sem comentários:

Enviar um comentário