16 de outubro de 2013

Dicas para uma alimentação saudável desde bebés...

Como todos os pais, temos por vezes algumas dificuldades que os nossos filhotes tenham tanto gosto em comer um legume como se comessem um chocolate ou uma batata frita, não é?!

Por vezes, o momento da refeição não é muito pacifica, pois a partir dos 2/3 anos as crianças começam a manifestar-se, referindo que não gostam dos alimentos e muitas das vezes nem  provaram!! Apenas pelo aspeto elas referem logo que não querem!!

O nosso papel como pais é motivar os nossos pequenotes a gostarem de provar e de comer legumes, verduras e frutas que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento deles!

Por ser o dia mundial da alimentação, decidi fazer um pequeno artigo sobre este tema e partilhar convosco algumas dicas que resultaram comigo como mãe! Experimentem!!

Dicas quality time...

  • Comece desde muito cedo (1 ano) a oferecer ao seu bebé uma alimentação variada, indo sempre em encontro ás introduções de cada legume!
  • Não caia no erro de passar a comida toda até muito tarde! Comece a partir de 1 ano, depois da sopa, a dar o segundo prato com os sólidos, sem serem passados! É preferível dar mais sopa e depois uma pequena dose do segundo prato para o seu bebé começar a provar e a saborear os alimentos com uma nova textura! (sólidos).
  • Não tenha medo que eles não se engasgam se for em pequenas doses. E se engasgarem, não é nada que não se resolva! Não deixe de dar sólidos com estes medos, porque quanto mais tarde der os sólidos, mais tempo levará o seu bebé a ser recetivo ao segundo prato! Faz parte, a partir de 1 ano os bebés explorarem e provarem os alimentos sem serem triturados!
  • Quando o seu bebé começar a comer os sólidos, deixe-o mexer e explorar com as mãos! Faz mesmo parte do processo de desenvolvimento dos bebés! Eles precisam de mexer e de sentir os alimentos, para depois os aceitarem e comerem! Arranje babetes de plástico e com reforço atrás para não passar o molhado e a gordura para o corpo e com uma aba para segurar a comida. Em relação ao chão, nada que uma vassoura e uma esfregona não resolva!
  •  Deixe-o explorar e deixe-o comer sozinho! Dê-lhe também uma colher de sobremesa, para ir começando a familiarizar-se com o talher! Não pense que o seu bebé vai começar a comer sozinho e sem colocar as mãos na comida de um momento para o outro! Para ele conseguir chegar a essa etapa, ele tem de fazer o seu processo, que é ter a oportunidade de explorar com as mãos e de ser valorizado por tentar comer sozinho. Só assim ele irá conseguir atingir o nível seguinte!   
  • Não deixe que o tempo manipule a relação com o seu filho nas refeições. É bem mais rápido dar a comida à boca, e ainda por cima, pouco se suja! Eu sei! Mas não é o melhor para o seu bebé! Sabia que a maioria das vezes, somos nós pais, que acabamos por condicionar os nossos filhos a serem menos autónomos, porque pensamos sempre que ainda são muito pequeninos e que é melhor sermos nós a fazer porque corre melhor?! Mas e eles? Onde está a liberdade de experimentarem para se conseguirem desenvolver e crescer?!
  •  Tenha atenção para não deixar influenciar os seus gostos alimentares para os seus filhos! Por não gostar de um determinado legume ou fruta, não prive o seu filho de experimentar e de lhe dizer... " hmmm é tão bom não é?!"
  • Mas também é preciso ser compreensivo e respeitar quando depois de provarem tantas vezes um determinado legume e o seu filho continuar a não reagir bem a ele, porque não gosta, não insista! Tal como você, ele também não vai gostar de tudo!!
  • Comece a incluir o seu bebé na refeição familiar! Não caia no erro de dar primeiro a refeição ao sue bebé e só depois vai comer com a restante família! É importante, incluir o bebé no momento da refeição familiar! Assim consegue motivar também o bebé a querer comer sozinho, provar alimentos que você está a comer e converse com ele e com os outros pequenotes, se for o caso!
  • No momento da refeição desligue a televisão, coloque uma música calma, e conversem, perguntem como foi o dia dos pequenotes e partilhe como foi o seu. Não pense que eles são pequeninos para ouvir! Eles têm capacidade para perceber se teve um dia fácil ou mais difícil. Se está cansada ou não! Como se está a sentir triste ou contente! Quanto mais cedo começar a dialogar com o seu filho estas questões, mais fácil será para ele expressar-se e gostar de partilhar como foio seu dia! O momento da refeição é muito bom para esta partilha! E tente dar algumas respostas e soluções para alguns problemas que possam ter surgido no dia do seu filho. 
  • Através do diálogo familiar na refeição, não vai precisar de ter os canais infantis ligados para os distrair para comer. Mesmo porque o importante é mesmo eles perceberem que neste momento é para comer, sem brinquedos e que é um momento familiar muito positivo! Quanto mais cedo iniciar este processo na rotina, mais cedo ele vai perceber que neste momento não é para brincar com brinquedos, nem ver televisão, mas sim para estar com a sua família e comer! Algo que será agradável para todos!!
  • Quanto mais cedo começar a fazer todas estas dicas com o seu bebé, mais fácil será incutir no seu filho uma alimentação saudável, criando o momento da refeição algo pacifico e não um momento de "guerra" por não quererem comer!!
Não pense que estas dicas não resultam e que são apenas teorias! Posso referir que cá em casa a estrelinha tinha o hábito de comer primeiro que os papás e que via os bonecos ao mesmo tempo! Até ao dia que decidi que tinha de mudar aquele momento! E a estrelinha começou a habituar-se a esta rotina, nunca mais pediu para ver os bonecos à refeição e partilha imensas coisas do dia dela, coloca questões e rimos imenso nesta partilha! Ao mesmo tempo, vamos comendo e ela também e sozinha!
Experimentem e vão ver que se torna mais fácil este momento para si e para toda a família!
Valorize os momentos em família! Por falta de tempo, vão sendo cada vez menos, mas é possível tornarmos as rotinas mais calmas, tranquilas, divertidas e calorosas e em família!
Não é tão bom?!

Sem comentários:

Enviar um comentário