25 de fevereiro de 2014

**Como fazer magia com os pequenotes?**

Como educadora de infância e como mãe, defendo que nós pais podemos e devemos inventar as nossas próprias histórias, para as contarmos aos nossos pequenotes!
 
Por vezes, os pais manifestam-se referindo "Eu não tenho jeito nenhum para isso!"; "Não tenho imaginação nenhuma para inventar histórias!"...
 
Pois bem, talvez esteja na altura de o fazer... e as crianças agradecem :)
 
O maior problema para não o fazer, é o medo e o receio do seu pequenote não gostar, e achar logo à partida que não tem jeito e que não consegue! Só esses pensamentos, bloqueiam de imediato qualquer pensamento mais criativo.
 
Comece por desbloquear esses receios, brincando mais com o seu pequenote, e quando estiver mais livre desses pensamentos, apenas tem de se deixar levar pela magia da fantasia!!
 
Aproveite os fantoches, os bonecos, os carrinhos, enfim, qualquer objeto que o seu filho goste e que estejam a explorar os dois e comece a divagar... não se preocupe, porque tudo o que lhe contar, o seu pequenote vai adorar e vai pedir MAIS e MAIS e MAIS!! Acredite é uma ótima sensação :)
 
Não se esqueça, que os seus receios e o seu perfeccionismo, de querer fazer o melhor e por isso achar que não tem jeito para inventar histórias, também estará a influenciar o seu pequenote... ele fica feliz só de o ouvir a contar algo divertido através de um boneco, ele não o está a avaliar se é bem ou mal contada.. apenas o quer ali, bem perto dele!!
 
Vamos lá... não "corte as asas da criatividade e imaginação" do seu filhote... dê o exemplo!!
 
Acredite que os fantoches são bem divertidos e só de olhar para eles, as crianças vibram... é só lhe dar vida e inventar uma pequena história... e acontece MAGIA :)
 
Aqui fica o link de um artigo que também o pode ajudar a desbloquear esses receios...
 
Como inventar uma história?
 
alt
 
Para a criança todas as coisas são possíveis. Os pássaros falam, os sapos transformam-se em príncipes, elegantes e frágeis cavalheiros são capazes de derrotar gigantes, os pinheiros têm sentimentos e ambições. Da mesma forma, a cadeira da cozinha rapidamente se transforma num cavalo, a cómoda num comboio com as gavetas como vagões, a carpete num campo de batalha, o jornal numa coroa de ouro puro. (...)
 
 
 
Veja todo o artigo aqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário