30 de janeiro de 2014

**O desenvolvimento do Desenho Infantil dos 0 aos 6 anos**

Como esta semana andamos a falar sobre a importância de agarrar no lápis/canetas, achei que seria interessante os pais perceberem um pouco o que está por de trás de cada desenho que os vossos pequenotes realizam!
 
Como educadora, tinha muitos pais que pensavam que os desenhos se designavam sempre com o mesmo nome, ficando com uma cara muito admirada quando eu pronunciava "já viu os rabiscos que o seu filho fez hoje? Está lindo não está?!" ou então, "Já viu as garatujas que o seu filho fez hoje?!"
 
Bem! Parecia que estava a referir-me a algo do outro mundo!
 
Então, numa reunião de pais, levei uma tabela para poder explicar aos pais as diferenças e qual era a fase em que cada um dos filhotes se encontrava!
 
As famílias, começaram a valorizar bem mais os pequenos rabiscos dos pequenos e perceberam as fases que eles se encontravam e que teriam de atravessar!!
 
Aqui partilho também convosco!
 
Espero que vos seja útil e que continuem a valorizar as obras de arte dos vossos filhotes!!
 

A evolução do grafismo...
 
 
1ª fase - Rabiscação - 0 aos 2 anos - Movimentos descoordenados e incontrolados. Não percebe que o lápis rabisca o papel. Está mais preocupada com os movimentos.
 
2ª fase - Garatuja: Desordenada; Controlada; Intencional - 2 aos 4 anos:
 
Desordenada - Rabisca o papel em diferentes direções principalmente na vertical e horizontal;
Controlada - O desenho deixa de ser simples expressão motora e começa a representar coisas da sua realidade, nomeadamente, a figura humana;
Intencional - Aparecem no desenho outros elementos para além da figura humana. O desenho parece feito de rabiscos, mas tem algum significado.
 
3ª fase - Pré-esquemática - 4 aos 5 anos - A criança começa a representar as coisas da sua realidade e a expressar a sua fantasia, desenhando os objetos ou o que imagina deles.
 
4ª fase - Esquemática - 5 aos 6 anos - É a conquista do conceito de forma. Os desenhos revelam realismo lógico (organização espacial) e descritivo (com detalhes). As figuras agora relacionam-se umas com as outras.
 
 

 

Já sabe qual a fase que o seu pequenote se encontra?!
Cada criança tem o seu ritmo que deve de ser respeitado e valorizado!!
Se achar que o pequenote ainda tem de evoluir um pouco para a fase que se encontra, sem pressões, incentive-o a realizar mais grafismos, faça com ele e valorize-o. Vai ver que resulta!!
 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário