24 de março de 2014

**Quadros de comportamento respeitam as crianças?!**

Por ser Educadora de infância e por acreditar e defender que as crianças têm de ter um papel mais ativo possível nas salas e nas suas vidas, sempre fui contra os quadros/mapas  de comportamento.
 
Na minha opinião, esses quadros/mapas de comportamento servem apenas para rotular as crianças e "ameaçá-las" constantemente se não se portarem bem vão ter uma bola vermelha e vão os pais vão ficar a saber!!
 
Em primeiro lugar, os pais podem e devem de saber como a criança se encontrou na sala, mas NUNCA penalizá-la por algo que ela fez no contexto escolar, no contexto de casa. Para além de já ter passado tanto tempo, foi em outro contexto e com outras pessoas, não vai  fazer sentido para a criança ser penalizada pela família. Só a vai confundir!
 
O importante, é nós educadores, incutirmos no grupo, a capacidade de refletir, expressar aquilo que sente quer em grupo, quer individualmente e analisar o que pode mudar, o que deve de melhorar, e o que o levou a ter aquela atitude!
Mas dar sempre a oportunidade de cada criança e o grupo, perceberem que têm a capacidade de decidir e de solucionar as coisas!!
 
Nós educadores temos de nos preocupar em ajudar as crianças, desde pequeninas, a reforçar as bases para superarem as dificuldades que se vão deparar ao longo das suas vidas...
E apenas o vamos conseguir, quando...
 
- escutarmos cada uma 
- respeitarmos cada uma
- adaptarmos as coisas a cada uma
- oferecermos espaço para se expressarem
- motivá-las para se expressarem
- nós (educadores) nos expressarmos com elas
- valorizá-las pelo que são
- desafiá-las a ir mais além
- apoiar nas escolhas
- que não faz mal errar, mas é preciso experimentar
- aprenderem a acreditar nelas próprias
 
Pois é... não é fácil, mas posso referir, por experiência própria, como educadora, que é possível manter o respeito na sala, e não recorrer a quadros/mapas de comportamento, mesmo porque estes têm tudo menos respeito pelas crianças, logo, como poderemos exigir respeito?!
 
E por tudo isto, concordo com a opinião e sugestões da Mum´s the Boss, vejam aqui o seu artigo... muito interessante:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário